MISTÉRIOS DA VIDA

Há muitas vidas… mas todas elas estão interligadas. A vida é torrencial e assume muitas formas diferentes. Mas quando Aquele que era a Vida se tornou um homem, veio até nós através do fantástico ciclo da vida. Embora no processo de vida haja sempre saltos… emergências surpreendentes. Não só na passagem de formas de vida mais baixas para mais altas, mas também na vida humana. Gerações sucedem-se, mas a certa altura chega alguém “absolutamente inesperado”: assim Maria, a quem chamamos “a Imaculada Conceição”, assim Jesus, o Filho de Deus feito homem. Esta interrupção abençoada e milagrosa que faz emergir “o inesperado”, “o novo”, é o que vamos meditar nestes mistérios: Os mistérios da Vida. São Mateus descreve-o com apenas uma palavra, repetida duas vezes: “génese” (Mt 1:1.11). A “gênese de Jesus Cristo foi assim Contemplemos os mistérios da Vida.

Primeiro mistério: nasce a mãe… alvorece!

Meditação

Numa humanidade onde milhões de seres humanos nascem, o nascimento de mais uma criança não é novidade. A cada nascimento, algo novo e por vezes… Surge alguém absolutamente novo.

Deus queria que nascesse uma bela menina na Galileia (talvez em Nazaré?) ou na Judeia há 2025 anos (quem sabe?). O futuro iluminou o seu presente. A graça que viria inundou-a de glória. A mãe nasceu.

O amanhecer partiu. O Filho de Deus começou a existir nela.

Ave María

Icono: Ana, Joaquin, María niña

Oração

Ana! Joaquín! casal agraciado! Sois a fonte mais humana da mais divina: a Imaculada Graça flui dos vossos corpos: o vosso amor produz frutos perfeitos. E Deus começa a realizar o seu sonho no sonho do seu amor. Abba, no segredo, consagras o ventre e o amor. Obrigado!

Segundo mistério: Esposa de José

Meditação

E casou com José da casa de David. Ela deslumbra-se com a sua humildade. José é “o seu marido”. Talvez as suas famílias tenham feito o pacto matrimonial. Os dois jovens submeteram-se voluntariamente à vontade dos seus pais. Pouco a pouco descobriram-se e amaram-se. Eles prometeram um ao outro perante Deus. Mas Deus agiu interrompendo os seus planos imediatos. Maria ficou grávida por obra de Deus. José entrou numa noite terrível. Maria sentiu-se ligada ao Mistério e isolada deste mundo. Deus queria que José fosse capaz de aceitar o incompreensível. O amor venceu. E ela entrou em sua casa, apesar de ele não a conhecer. Ela era tão misteriosa!

Ave Maria

Oração

Jose, como ficaste surpreendido por saber que ela era para ti e tu para ela! Descobririas no seu rosto um brilho especial, tudo em si iluminado para partilhar com ela a sua vida, os seus sonhos enquanto jovem, a sua energia. Aquele tesouro não era uma presa fácil. E sofreste uma noite muito escura. De repente, tudo estava a desmoronar-se. A Palavra veio até si e iluminou-o. Homem justo, acreditou e Deus deu-lhe uma centena de vezes: ela e ele. Abba, no casal de Nazaré, pões a tua imagem e semelhança. Maria e José, o teu sacramento para Jesus! Maria e José, ambos, o teu sacramento para nós!

Terceiro Mistério: Rumores de Anjos

Meditação

Ela estava sozinha. O seu mistério foi despertado. Ela foi transfigurada. Ela viu-se em Deus, amada de Deus, contemplada pelos belos olhos de Deus. O seu corpo podia realizar o sonho supremo da humanidade e da natureza: engendrar a Vida da vida!
Ela poderia ser mãe como mais ninguém foi ou será.
Ela tinha de decidir.
O seu sim foi transcendental para o futuro.
Ela queria perguntar primeiro, para agir com lucidez.
Com uma decisão admirável, ela acreditava, correu um risco, mas eladisse: Faça-se em mim segundo a tua palavra!

Ave María

Plegaria

Obrigado, Maria, pela sua resposta afirmativa. Estávamos demasiado habituados a dizer não ao nosso Deus. Ele, tão respeitoso da nossa liberdade, não podia realizar o seu sonho. Tornou-o possível com a sua liberdade positiva. Bendito seja! E permitiu que o seu corpo fosse habitado, sitiado pela Santíssima Trindade. O céu inteiro tornou a sua morada em vós, para tornar possível a coisa mais bela imaginável: dar à luz o Filho de Deus na terra! O Espírito Santo acendeu-te, iluminou-te e consagrou-te. E portanto, o que nasceu de vós foi sagrado, o Santo Filho de Deus.
A brancura de Deus vestiu-te. Mostra que nada é impossível para Deus. Testemunhas que a palavra de Deus não cessa de se cumprir quando um coração se lhe abre. Obrigado, Maria!

Quarto mistério: A intérprete do Espírito

Meditação

Quem será capaz de compreender o mistério de Maria? O anjo direcciona-a para a sua parente Isabel. Também ela experimentou a acção maravilhosa de Deus na sua vida.>
Maria, já envolvida na glória de Deus, deixa o seu povo, a sua família, até José.
Como evangelizadora, que não perde tempo, ela corre para a casa de Zacarias e não cumprimenta ninguém no caminho.
O Espírito toma posse de Isabel e faz dela a sua intérprete: “No teu ventre, Maria, está a bênção!
Maria reconhece publicamente o mistério que a penetra. Tudo nela se torna uma canção de louvor.

Ave María

Oração

Elizabeth, mulher de Deus, quanta luz recebeste depois de tanta noite! “O estéril” chamavam-no e até duvidavam que Deus pusesse em si e no seu marido os seus prazeres. Mas quando chegou a altura, já ao anoitecer da sua vida, soube estar à altura da ocasião. Superou o seu marido Zacarias!Assim que aquele anjo humano, Maria, chegou à tua casa, abriste-lhe as portas da tua casa e do teu coração. O Espírito Santo fez de ti a primeira profetisa do Novo Testamento, intérprete da encarnação do Verbo.
Iniciou a devoção mariana. E para Maria eras uma amiga, uma irmã, uma confidente, uma professora espiritual.
Deus abençoou-te também e deu-te um filho, um profeta do mais alto. Abençoado sejas tu também!

Quinto mistério: A vida floresce

Meditação

O Espírito está a realizar a nova criação no corpo de Maria. Não em sete dias, mas em nove meses. A graça aparece. José é a testemunha privilegiada.
Maria abre o seu corpo e entrega uma criança a Deus. Todo o céu se move para o portal de Belém.
Há calafrios, lágrimas de emoção na terra como no céu. O Espírito cuida de todos os detalhes.
O Espírito cuida de todos os detalhes.
Alguns pastores estão abertos à revelação e são mobilizados.
Maria e José”, diz a tradição, “um boi e uma mula também tomam o dom de Deus e oferecem-lhe o seu coração como morada.

Jose está atento ao mínimo dos seus desejos, a fim de os realizar.

Ave María

Oração

Jesus, pequeno Jesus, tu és uma maravilha. Nunca a pequena concentração concentrou tanta grandeza, a simples complexidade, a santidade humana tanto.
Jesus, pequena Palavra de Deus, a tua língua é elementar, vital. Comunique-nos o seu mistério da forma mais sedutora.
Mary ouve-vos com atenção e obedece-vos.Eles são o casal do Fiat, que vos aceita, a nossa Vida.
Jesus, aquela que foi iluminada pelo Espírito vos deu à luz, Vós que sois a luz do mundo, a luz brilha na escuridão. Aqueles que o acolhem tornam-se luminosos, filhos do Abba. Obrigado, nosso irmão.

Para contemplar:
MAGNIFICAT DE RUTTER

Impactos: 471

Esta entrada fue publicada en General. Guarda el enlace permanente.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *